Hoje em dia os sites estão sempre transbordando de informações. Cheio de pop-ups invasivos, controles deslizantes ou outros elementos móveis que nos distraem do que deveríamos fazer enquanto navegamos em uma página da web.
Por isso acredito que seja importante trabalhar a essencialidade visual, mas sobretudo textual, para expor mensagens e conceitos importantes.
Se você também pensa exatamente assim e quer fugir das páginas multimídia emaranhadas com textos complexos e, às vezes, muito longos, aconselho que continue lendo a entrevista com que nos ajudará a entender como melhorar a experiência e o envolvimento através do uso de microcópia precisa e estudada .
Depois de terminar de ler tenho certeza que você vai querer alterar imediatamente todos os textos do seu site
Então vamos começar!
O que é uma microcópia?
Quando falamos em microcópia (realmente não faz diferença se você pronuncia em inglês ou italiano) estamos nos referindo a um texto muito curto que orienta o usuário entre uma etapa e outra da experiência do cliente na web, apoiando suas ações ou convites ele execute uma ação relevante.
Na prática, são todos aqueles pequenos textos que visam sublinhar o benefício de uma ação e aumentar as conversões.
Alcance novos mercados com a lista de e-mails de países da base de dados de correspondência mais recente! A nossa base de dados Lista de e-mail do país abrangente permite-lhe alcançar potenciais clientes por região, potenciando os seus esforços de telemarketing. Quer esteja à procura de expandir localmente ou internacionalmente, as nossas listas de e-mail específicas de cada país oferecem leads precisos para expandir o seu negócio. Faça parceria connosco hoje para uma divulgação eficaz!
Alguns exemplos práticos de uso de microtextos em um site?
Comecemos com algumas características fundamentais dos microtextos. Eles devem:
- Tranquilizar (nos momentos mais relevantes como transações, reservas, pedidos de contacto)
- Excitar (como em textos de vendas, títulos e legendas)
- Representar a marca goodbye google cache: what are the alternatives? (tornando o tom de voz um pouco mais humano mas também definindo o posicionamento)
- Convencer (para comprar, cadastrar-se, entrar em contato, clicar)
Vejamos alguns exemplos práticos juntos.
O AirBnb tranquiliza seus usuários: vocês não receberão nenhuma cobrança nesta fase. Continue sua busca por informações com calma.
Lush emociona, contando em uma única frase as btb directory emoções que você pode sentir com esta bomba de banho.
A página 404 da Pixar representa a marca, levanta um sorriso e torna a empresa um pouco mais humana.
Como você pode melhorar a microcópia das frases de chamariz?
Os call to action são textos realmente importantes: são um dos pontos de contato mais relevantes entre a empresa e os clientes.
Resumi algumas dicas em 3 práticas que você pode aplicar imediatamente para melhorar seus CTAs.
Dica nº 1: evite “saiba mais”. Um dos redatores mais importantes da cena italiana explica o porquê: em Luisa Carrada afirma que “Saiba mais” é a negação, a antítese de uma mensagem precisa. Não tanto porque está inflado, mas porque antecipa muito pouco, praticamente nada, sobre o que nos espera após o clique. […] “Saiba mais” tem duas falhas:ealmente não sei como explicar isso com mais clareza.
Dica nº 2: preste atenção ao verbo: é a ação que você pede aos seus potenciais clientes, certifique-se de que seja claro, específico e que permita que eles entendam o que estão prestes a fazer.
Dica nº 3: sublinhe o benefício: e explique o que o usuário obterá após clicar no botão.
Se essas dicas não forem suficientes para você, você pode aprender mais sobre o assunto assistindo a este meu webinar.
Microcópia externa: newsletters e campanhas publicitárias
Ah, sim, as microcópias estão por toda parte!
Prestar atenção aos pequenos textos das newsletters pode significar uma mudança radical nos resultados das nossas campanhas de marketing de conteúdo.
Pensemos nas newsletters: prestar a devida atenção ao assunto, ao texto de pré-visualização e aos apelos à ação significa tentar melhorar os KPIs e as taxas de conversão mais relevantes em relação ao objetivo de marketing que nos propusemos.
Olha que maravilhoso é esse e-mail de boas-vindas do Tonki !
Representa melhor o tom de voz da marca e, com algumas palavras simples, faz você sentir verdadeiramente o calor desta comunidade.
A utilização do nome do seu contato torna imediatamente o texto mais caloroso e personalizado, medida capaz de tornar cada microcópia um pouco mais humana e menos robótica, mas igualmente eficaz.
Nas campanhas publicitárias, as microcópias seguem as regras do copywriting para vendas, mas comprimem-nas em textos que devem respeitar a quantidade de caracteres da plataforma que escolhemos.
Seu objetivo é convencer e para conseguir isso você pode aplicar as alavancas de Cialdini, trabalhar com o esquema AIDA ou PAS, inserir alguns pequenos elementos de storytelling… Mas, acima de tudo, você deve conhecer bem o seu alvo. E não estou falando apenas de dados demográficos, mas também de suas necessidades, seus desejos e como o produto que você está patrocinando pode atender às suas necessidades.
Como a microcópia se combina com a escrita UX?
As microcópias são o pilar do UX Writing: cada aviso, esclarecimento, pop-up ou pequeno texto que possa simplificar a vida do usuário nas interfaces online representa uma ação estratégica criada pelos UX Writers da Itália.
Textos que têm o papel muito importante de tranquilizar os usuários e tirar suas dúvidas em momentos-chave de suas operações online… Em poucas palavras.
Conclusões
Portanto, estar presente na web com textos pouco originais e pouco atraentes terá repercussões na forma como a nossa presença online será percebida.
Precisamos de simplicidade nas palavras, nas imagens e nas estratégias que adotamos para tornar a internet um lugar mais agradável de navegar.